Wagner-BA, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Início / Educação / DESFILE CÍVICO E NOITE CULTURAL MARCAM O SETE DE SETEMBRO EM WAGNER.

DESFILE CÍVICO E NOITE CULTURAL MARCAM O SETE DE SETEMBRO EM WAGNER.

Na última quinta feira dia 07 de setembro, o Município de Wagner – Bahia, sediou um grande Encontro Cultural da Chapada Diamantina, com o tema “Não me leve a mal me leva para a Chapada”. O evento começou ás 16 horas com o desfile cívico saindo do Instituto Ponte Nova até a Praça Dois de Julho com diversos pelotões de várias cidades da Chapada e encerrou com uma Noite Cultural com apresentações de artistas da região.

O Sete de Setembro de 2017 em Wagner foi mais que uma marcha em comemoração a “independência do Brasil”, foi o resultado de um projeto didático sobre a Chapada Diamantina, organizado pelo colégio centenário de 111 anos. O tema do projeto  nasceu no início do ano letivo e teve o objetivo de “conhecer para apreciar, valorizar e preservar o nosso patrimônio chamado Chapada Diamantina”. A Equipe organizadora do encontro percorreu mais de 15 municípios da Chapada. Entre as cidades presentes,estavam representantes de Seabra, Mucugê, Lajedinho,Ibiquera, Morro do Chapéu e Palmeiras.

O resultado do Encontro Cultural deve-se a diversas mãos erguidas, a equipe do Instituto Ponte Nova protagoniza e lidera todo o evento, os integrantes dos pelotões se doam completamente à empreitada, a Prefeitura Municipal de Wagner e a Secretaria Municipal de Educação Esporte e Cultura junto às escolas municipais firmam a parceria e toda a população se manifesta favoravelmente.

A novidade do desfile esse ano foi justamente o estudo à região turística da Chapada Diamantina, a integração de novos pelotões abrangendo toda a comunidade e a realização da Noite Cultural junto à Coordenação de Cultura do Município de Wagner. Como todo o evento, a Noite Cultural foi um espaço riquíssimo, vários artistas da região trouxeram seus trabalhos musicais dos mais diversos estilos. Tivemos a presença do sanfoneiro Jau Macêdo e Gil Percussão de Palmeiras, a Banda MILF e o Grupo Cultural de Lajedinho, Banda MAAP de Utinga e diversos artistas de Wagner como o Coral  Pontinhos de Luz representando o CRAS com os professores Eder Lins e Hilda de Araujo, Rafael Menezes e Israel Dultra, Oldair Sampaio, João Marcos, Raumi Souza e os músicos Alisson Heber e Felipe e a quadrilha Cambada do Sertão.

O encontro terminou e os organizadores festejam e começam apensar um novo tema e planejar as ações para o ano seguinte. A tarefa educativa não tem fim, como afirma Jostein Gaarder: ” O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanha neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo”.

Raumi Souza