Wagner-BA, quinta-feira, 28 de março de 2024
Início / Educação / XIV FESTA DE VAQUEIROS DO ASSENTAMENTO SÃO SEBASTIÃO DE UTINGA, MOVIMENTA O MUNICÍPIO DE WAGNER E REGIÃO.

Aconteceu no último final de semana (15, 16 e 17) a XIV Festa do Vaqueiro do Assentamento  São Sebastião de Utinga no Município de Wagner Bahia, organizada pelos Assentados com o patrocínio da prefeitura local. Já é considerada a segunda maior festa do Município, ficando atrás somente da Festa de Vaqueiros de Wagner. É um evento importante pois além de promover o entretenimento e intercambio entre os folões  compostos por moradores de diversos municípios da Chapada, valoriza a cultura e movimenta a economia local e regional.

A Festa de Vaqueiros  além de fomentar a valorização de diversasa manifestações artísticas e culturais, dar espaço para os comerciantes de diversos ramos e para o principal personagem que é o vaqueiro. No dia 15, a abertura da Festa se deu com uma Noite Cultural por meio da apresentação espontânea de dois grupos de dança formados pelos jovens do Assentamento e de vários músicos locais que se juntaram para garantir a valorização da Música Popular Brasileira, como Ritinha Novaes, Jackson Almeida, Israel Dultra, Alisson Heber, Jenarque Silva e Raumi Souza. Já no sábado foi a vez da festa dançante com as bandas Love 2, Felipe Lima e 100 Porteira. No domingo que é o dia mais esperado pela “vaqueirama”, houve a tradicional passeata dos vaqueiros pela vila do assentamento, o almoço coletivo e a corrida de argolinha, com R$3.000,00 em prêmios para vaqueiros em couros e em pano. A noite houve a finalização da festa com o  cantor Maicon da Vaquejada e o grupo Paraíso do Arrocha.

Os locutores Valtércio e Claudionor que também são moradores do Assentamento narraram o evento enflorando a cada minuto com poesias da vaquejada e revalorizando a característica sertaneja regional, enquanto os jovens do grupo Farra de Vaqueiros entoavam os aboios.

A festa foi organizada pelo grupo Cowboys da Vaquejada composto por moradores do assentamento, a Prefeitura Municipal de Wagner garantiu todo o patrocínio para a realização e houve também apoio do Deputado Valmir Assunção e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. O evento encerrou em Harmonia entre os festejantes deixando saudades e felicidades para os amantes da vaquejada.

Ascom / Wagner/Bahia

Raumi Souza