Wagner-BA, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Início / CRAS / A Equipe do Programa Primeira Infância no SUAS Criança Feliz realiza palestra em parceria com o CADÚNICO E CRAS sobre “O Bolsa família e o Empoderamento Feminino”

O Programa Criança Feliz é um projeto do Governo Federal que traz iniciativas de educação, saúde, assistência social e direitos humanos voltadas às crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O Programa Criança Feliz do município de Wagner (BA) realizou no dia 28\03 uma palestra em parceria com a equipe técnica do CRAS e o Gestor do CADÚNICO sobre a relação entre o Programa Bolsa Família e o empoderamento feminino. O evento contou com a presença das famílias que são acompanhadas pelo Programa Primeira Infância no SUAS Criança Feliz, sendo em sua maioria, mulheres “Chefes de Família” e suas crianças.

A supervisora do programa Iara Silva Freitas, Pedagoga e Bacharel em Serviço Social ressalta que este é um espaço de diálogo onde foi possível esclarecer algumas dúvidas dos beneficiários acerca do uso positivo desta renda e esclarecimentos do porquê da mulher ser a principal responsável por este benefício.

No município de Wagner, a meta do Programa Criança Feliz é atender 100 pessoas, incluindo gestantes e crianças. As primeiras visitas iniciaram em agosto de 2017 conforme orientação do MDSA e no início deste 1º semestre de 2018 já houve novas inclusões de famílias e a realização de ações como caracterização deste público, observação de demandas e encaminhamentos a Rede Intersetorial.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o presente programa busca promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e pessoal da criança por meio de visitas domiciliares. Nos encontros, as famílias são orientadas sobre quais estímulos devem ser aplicados em cada fase. O principal recurso é o lúdico, que faz dos encontros um momento dinâmico. Ao perceber alguma necessidade específica, o visitador junto com a supervisora aciona a rede socioassistencial do município.

A implantação do programa no município ocorreu no início do ano passado com a adesão pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e sua execução acontece em parceria do CRAS, e outros órgãos e entidades, como a Secretaria de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Tutelar.

Equipe Criança Feliz

Wagner