Wagner-BA, quinta-feira, 28 de março de 2024
Início / CRAS / Vem aí o Programa ID JOVEM

Vem aí o Programa ID JOVEM

“O Programa ID Jovem será operacionalizado em novo endereço, no www.juventude.gov.br/idjovem, a partir das 15h, desta quinta-feira (17/05), e não mais no site da Caixa Econômica Federal. Todos os benefícios do programa continuam valendo. As ID Jovens atuais continuam valendo pelo prazo estabelecido no documento quando foram emitidas. As novas carteiras poderão ser emitidas neste novo endereço.

Para quem já possui a sua ID Jovem, nada mudou. Os usuários podem e devem continuar usando todos os benefícios da meia-entrada e das passagens interestaduais gratuitas ou com 50% de desconto.

O novo portal da ID Jovem 2.0 está mais moderno, dinâmico e interativo. A partir de agora, os usuários da ID Jovem poderão conversar com outros jovens em chats de bate-papo, personalizar sua Identidade Jovem com foto e ainda usar a ferramenta de geolocalização, que possibilita encontrar e compartilhar eventos culturais e esportivos por meio do aplicativo.

Na Central de Denúncia, o usuário poderá informar quais empresas, estabelecimentos ou produtores de eventos estão descumprindo a lei da meia-entrada ou recusaram a emitir passagens interestaduais por meio da ID Jovem. A Central vai permitir também tirar fotos e inserir informações para especificar o caso com o objetivo de ajudar na apuração. As denúncias serão enviadas ao Comitê Estadual de Fiscalização e Acompanhamento do programa para solucionar o problema.

O Programa ID JOVEM 2.0 concede meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos e garante a reserva de duas passagens gratuitas e duas com 50% de desconto em viagens interestaduais feitas em ônibus convencional, trem ou embarcação. Todos estes benefícios para quem faz parte do programa estão garantidos, assim como a gratuidade na inscrição do Enem e na emissão da Carteira de Identidade Estudantil.

Para ter acesso ao benefício, basta ter idade entre 15 e 29 anos e pertencer a família com renda mensal de até dois salários mínimos, ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadastro Único, e estar com as informações cadastrais válidas (tempo máximo de 24 meses desde a última atualização).”

http://juventude.gov.br/juventude/noticias/id-jovem-agora-sera-gerada-no-portal-da-juventude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *