Wagner-BA, quarta-feira, 24 de abril de 2024
Início / Cultura / Grupos de Teatro de Wagner participam do ENARTE e planejam sediar I Caravana de Dança

Grupos de Teatro de Wagner participam do ENARTE e planejam sediar I Caravana de Dança

No último fim de semana (17, 18 e 19) aconteceu na cidade de Bonito o XII ENARTE (Encontro Regional de Artes Cênicas de Bonito) com a presença de 20 grupos teatrais de 13 cidades da Bahia, inclusive os Grupos Estátuas Ambulantes e Aquarela de Fantoches de Wagner-BA estiveram presentes apresentando peças teatrais e contribuindo sobre a possibilidade de criação da I Caravana de Dança.

O evento faz parte da caravana de Teatro da RCCB (Rede Cênica e Cultural da Bahia) que realiza esse movimento a cada dois meses em diferentes cidades da Chapada. O ENARTE contou com a presença de Janaina Cavalcante, diretora de dança da FUNCEB (Fundação cultural da Bahia) e uma das pautas do evento foi discutir sobre a criação da I Caravana Itinerante de Dança. Ao longo das caravanas teatrais há abertura para apresentação de grupos de dança e temos pautado a necessidade de um avanço nos projetos desses grupos. Para garantir esse avanço, a RCCB se articulou com a FUNCEB para criarmos uma caravana específica sobre Dança.

Como no mês de julho realizamos a Caravana de Teatro em Wagner e o evento foi muito ovacionado e abraçado pela população, apresentamos no VII ENARTE, a proposta de realizar a Primeira Caravana de Dança em Wagner no mês de julho de 2019. Vamos trabalhar para no aniversário da cidade do ano que vem realizarmos esse movimento articulando diversos grupos da Chapada e da Bahia.

O principal objetivo é desenvolver projetos de dança que tenham sentido pedagógico e educativo. O nosso propósito é que a dança assim como a arte no geral não deva aprisionar o ser humano ao reino da necessidade, precisamos proporcionar espaços para que a arte nos ensine o caminho do reino da liberdade. Portanto o projeto de dança que almejamos desenvolver necessita propagar a liberdade e o respeito ao corpo e a mente. Não faz sentido reproduzir por meio da dança a incitação a pornografias ou a exploração sexual, a intenção da Caravana é criar outras maneiras de dançar, propondo o novo e despertando a consciência crítica e política sobre o que se dança e como se dança. No Bonito, o grupo Lins Dance de Utinga conseguiu realizar um experimento que representou muito bem essa proposta do ato de dançar como um instrumento de libertação.

Sobre o cronograma do VII ENARTE, houve na sexta (16) a abertura do evento com apresentações de teatro e dança, no sábado aconteceu pela manhã um cortejo cênico com peças e danças de rua relembrando a criação do teatro grego. À tarde houve Matinê com apresentação de peças infantis e à noite a inauguração do novo auditório de Bonito seguida de apresentações de peças para o público adulto. No domingo aconteceram oficinas teatrais e reunião dos diretores com eleição da nova Comissão de Organizadora das Caravanas (COC) ficando como Coordenador Geral: Raumi Souza de Wagner; Coordenador Administrativo: Josevan de Iraquara (reeleito); Coordenador Financeiro: Diomário de Utinga; Coordenador De Marketing: Adjovane de Wagner.

Em nome da Cultura de Wagner-BA gostaríamos de parabenizar ao grupo anfitrião Bom’Narte por toda a articulação e organização do belíssimo evento e aos demais grupos teatrais das diversas cidades que vem participando e se somando a esse movimento teatral. Em especial gostaria estender os meus aplausos aos nossos grupos Estátuas Ambulantes e Aquarela de Fantoches que desde as primeiras participações nas Caravanas estão sempre representando com muito entusiasmo o município de Wagner-BA. Agradecemos ao Bom’Narte também por ter doado alimentos para o nosso hospital que passa por uma situação financeira muio complicada. “Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver.” Bertolt Brecht
Por Raumi Souza Coordenador de Cultura e Turismo.

Asscom/Wagner – Ba

Confira mais fotos:

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *