Wagner-BA, sexta-feira, 26 de abril de 2024
Início / Educação / Nova metodologia de ATER é implantada pela equipe da Cootraf no município de Wagner na Chapada Diamantina.

Chamada de Mine Projetos de Intervenção Social em ATER, idealizado pela coordenadora da equipe na Chapada Diamantina, Flaviane Leite, a nova metodologia consiste na observação das demandas na comunidade e elaboração de projetos com ações pontuais que visam a minimização e resolução destas demandas. Em Wagner o projeto liderado pela técnica agrícola Silvana Medrado em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação Cultura e Esportes (SEMEC), é intitulado “Projeto Horta na Escola” propõe  a produção de uma horta comunitária dentro das instalações da Escola Municipal da Comunidade de Cachoeirinha, com o objetivo de estimular os pais e os alunos que estudam na mesma a produzirem e consumirem alimentos saudáveis, através de práticas produtivas pautadas na agroecologia. A primeira etapa do projeto contou com um mutirão no qual as mães de alunos atendidos pelo programa de ATER, juntamente com a equipe da COOTRAF realizaram a limpeza do local e iniciaram a construção e organização dos canteiros, já na segunda etapa foram realizados o plantio de hortaliças com sementes crioulas e mudas de plantas doadas pela comunidade. A intenção do projeto é melhorar a alimentação das crianças na escola, bem como na comunidade, uma vez que os alunos farão a manutenção do canteiro e poderão levar os alimentos produzidos para casa.

ASCOM/WAGNER

Fonte: Cootraf