Wagner-BA, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Início / Geral / CRAS E SEMEC DINAMIZAM O DIA DAS CRIANÇAS EM WAGNER COM BRINCADEIRAS, FESTAS E MUITA DIVERSÃO.

“Criança gosta de brincar de roda então vamos brincar. Uma brincadeira de roda e pula pula, maõzinhas na cintura olê, olê, olâ”.

Todo dia é dia de ser criança! E a programação do dia das crianças em Wagner foi “ao ritimo do trenzinho da alegria”, espalhando brincadeira e diversão por todos os cantos da cidade. O CRAS (Centro de Referência Social) escolheu o dia 11 para fazer a festa da criançada e transformou a sua sede em um parque de diversões com brinquedos, pula pula e entretenimento, além de distribuir pipocas, bolos, pizzas e realizar apresentações musicais tendo os seus pequenos artistas como principais atraçõs.

Já a SEMEC (Secretaria Municipal de Educação Esporte e Cultura) organizou a festa das crianças por meio das suas escolas espalhadas no campo e na cidade. Cada escola fez sua comemoração com brincadeiras tradicionais, palhaços, teatro, dança, música e recital de poesias sendo os alunos principais protagonistas.

Toda criança tem que ter direito à diversão, lazer educação e liberdade pra criar. É com base no Estatuto da Criança e do Adolescente que a Prefeitura Municipal de Wagner atende a esse público buscando a inclusão sócio-cultural por meio do CRAS e da SEMEC. O CRAS atende toda a população de segunda a sexta-feira com oficinas artísticas de Música, artesanato, dança e teatro aonde as crianças são acolhidas no turno oposto as aulas e a cada data comemorativa culminam suas atividades apresentando à população. A SEMEC realiza a tarefa didática de promover a educação de qualidade buscando educação de qualidade entre escola e a comunidade e formando cidadãos críticos capazes de construir a sua própria  história.

O lúdico faz parte da tarefa educativa, “sem arte a vida não basta” e sem dinâmica, poesia e  motivação o mundo não tem graça. Por isso faz-se necessário todos os anos festejar o dia 12 de outubro, pois apesar de todo dia ser dia das crianças é válido ter uma data especial para colorir de alegria e lembrar a beleza que é a infância.

Que possamos ter a inocência de uma criança, o ousadia de querer sempre saber um pouco mais e a esperança de um mundo melhor, mais cheio de graça, poesia e canto.

Todo adulto tem um pouco de criança no seu interior, mas sem dúvida as crianças têm muito mais coragem de ser feliz. Viva a infância.

Asscom.

Texto de Raumi Souza.