Wagner-BA, sexta-feira, 26 de abril de 2024
Início / CRAS / GRUPOS TEATRAIS DE WAGNER, PARTICIPAM DO ENARTE 2017.

GRUPOS TEATRAIS DE WAGNER, PARTICIPAM DO ENARTE 2017.

No último fim de semana (24,25 e 26), aconteceu na cidade de Bonito o XI ENARTE (Encontro Regional de Artes Cênicas), com a presença de grupos teatrais de mais de 10 cidades da Chapada Diamantina e o município de Wagner esteve presente com três grupos teatrais.

A Cia Estátuas Ambulantes levou o teatro educativo e recital de poesias focando a consciência racial, a Cia Aquarela de Fantoches, apresentou o teatro de bonecos com histórias infantis e a Escola Che Guevara com o teatro corporal misturando dança com cenas.

O ENARTE foi organizado pelo grupo de teatro BON´ARTES, com o apoio da Prefeitura Local e faz parte da Caravana de Teatro da RCCB (Rede Cênica de Teatro da Bahia), aonde vários grupos se encontram para levar seus espetáculos teatrais. O Encontro foi marcado pelo cortejo cênico com o tema Comédia Dell Arte, oficinas de dança e uma noite teatral aonde os grupos das várias cidades presentes apresentaram peças dos mais diversos gêneros.

O município de Wagner garantiu a participação dos grupos teatrais em todas as caravanas da RCCB do ano de 2017, que aconteceram em Andaraí, no mês de Março, em Souto Soares , julho, em Utinga, em setembro e o último foi o ENARTE, aonde foi planejado o calendário das caravanas do ano seguinte. A próxima caravana será em 2018 em Morro do Chapéu e os grupos teatrais de Wagner estão discutindo a proposta do município também sediar a caravana a partir do próximo ano.

Nossos grupos teatrais são iniciativas independentes, seus integrantes em sua maioria são estudantes do IPN, da rede municipal, do CRAS, CETEP, educadores, agente de Saúde e por pessoas que amam a arte. A Prefeitura Municipal de Wagner, o CRAS, a SEMEC por meio da Diretoria de Cultura e o IPN são os principais apoiadores dessas iniciativas além do comércio local.

A Coordenação de Cultura de Wagner com o slogam – Wagner tem Cultura- acompanhou e colaborou com a participação dos grupos teatrais de Wagner em todas as caravanas de 2017 e nas suas iniciativas arte-educativas no município e região. Parabenizamos o trabalho dos nossos grupos teatrais pelo empenho e compromisso em levar a arte onde o povo está e por abraçar essa bandeira das artes- cênicas como um instrumento educativo e aglutinador.

Raumi Souza